Contratação PJ ou CLT? Entenda as principais diferenças dos dois modelos de contratação e descubra em qual modalidade é mais vantajoso para o seu momento profissional.
CLT é a sigla para Consolidação das Leis do Trabalho, foi um dos primeiros instrumentos de inclusão social do Brasil, sendo criado pelo Decreto-Lei 5.452 em 1° de maio de 1943. Todavia, esse Decreto foi apresentado um conjunto de leis que servem para regulamentar as relações de trabalho, reunindo os direitos e deveres de colaboradores e empregadores.
A sigla PJ, Pessoa Jurídica, é o modelo de contratação por meio de um contrato de prestação de serviços estabelecido entre uma empresa e uma pessoa que possui uma personalidade jurídica (CNPJ), ou seja, essa pessoa prestadora de serviço por ter um CNPJ, também é uma empresa, porém, independente. O modelo de contratação PJ, normalmente é regulado por um contrato de prestação de serviço entre as partes, estipulando, por exemplo: Serviços a serem realizados, prazo de duração, forma de remuneração, entre outros.
Principais Diferenças entre PJ e CLT:
Pessoa Jurídica:
-
- Firmado por um contrato de Prestação de serviço;
-
- Rotina Flexível, estipula sua rotina de trabalho desde que cumpra o firmado no contrato;
-
- O próprio profissional deve realizar o recolhimento de impostos.
-
- Oportunidade em mais de uma empresa contratante.
CLT
-
- Vínculo via assinatura da carteira de Trabalho;
-
- Benefícios garantidos por Lei, salário com diversos descontos;
-
- Cumprir jornada de trabalho prevista em Lei;
-
- As mesmas regras tributárias e previdenciárias valem para todos os celetistas.
Qual modelo é mais vantajoso?
Para selecionar o modelo ideal, é necessário realizar um autoconhecimento do seu perfil. O trabalhador celetista segue uma rotina mais engessada, com cumprimento de carga horária e descontos salariais. Já no trabalho PJ, a remuneração é maior, oferecendo mais oportunidades para conquistar independência financeira e definir suas próprias regras de serviço. No entanto, não há direitos trabalhistas, sendo responsabilidade do PJ criar seu próprio colchão financeiro (Fundo de emergência).
A contratação PJ ganha força cada vez mais, devido à burocracia e aos impostos envolvidos na contratação de carteira assinada; em alguns casos, os encargos são tantos que podem dobrar o salário do celetista. Ao optar por essa modalidade, a empresa contratante obtém uma redução considerável nos tributos, o que torna o modelo PJ potencialmente mais atrativo com ofertas mais vantajosas.
O que preciso para ser PJ?
Ao abrir uma empresa você cria uma série de responsabilidade como: Recolhimento dos impostos, emissão de notas fiscais, envio mensais de declarações, apuração de impostos, registro de movimentações, contribuição previdenciária. Além disso o Brasil tem um complexo sistema tributário com várias obrigações a ser cumprido pela empresa.
Contratar um Contador
Nesse momento, é fundamental buscar o auxílio de um contador. Ao contratar um contador, você deve ter claro o que realmente espera dessa nova relação profissional. Por isso ao acertar na contratação de uma boa empresa contábil ou contador evitará muita dor de cabeça e preocupações. Quer conhecer um pouco mais da Contaeasy? Clique aqui
Conclusão
Contudo, esse conteúdo vem para iluminar os dois principais regimes de contratação, sem esquecer da terceira parte envolvida, o Governo.
Gostou do conteúdo? não deixe de compartilhar nas redes sociais!